30 de jun. de 2013

Semana a semana

A vigésima oitava semana...

Esta semana, seu bebê ultrapassou a barreira de 1 quilo. Sabe aquele pacote de 1 quilo de farinha? É mais ou menos o peso do seu bebê. 
Você chegou à reta final. O terceiro e último trimestre da gravidez começa oficialmente na 29a semana, que se inicia agora, e vai até o termo, a conclusão da gestação, entre 37 e 42 semanas. 
O bebê abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga. A camada de gordura sob a pele está se formando. 
É provável que você esteja dividida: por um lado, parece que faz séculos que está grávida; por outro, pode começar a ficar ansiosa e preocupada com a aproximação do parto e da chegada do bebê. 
Respire fundo, ande mais devagar, sonhe bastante com o rostinho do seu filho e siga em frente! Você está quase lá. 
Talvez o médico peça alguns exames extras nessa fase. Um exame de sangue pode detectar uma diabete gestacional, por exemplo. 
Para mulheres que têm sangue Rh negativo, está chegando a hora de tomar a vacina para evitar problemas na hora do parto, no caso de o bebê ser Rh positivo. Uma nova injeção é aplicada depois que o bebê nasce, caso seja comprovado que ele é Rh positivo. 
Você deve estar notando que se cansa mais rápido que há algumas semanas. É assim mesmo. A barriga fica mais pesada e você precisa diminuir o seu ritmo. Descanse sempre que possível. 

0 comentários:

Postar um comentário