23 de jun. de 2013

Semana a semana

A vigésima primeira semana!

O bebê agora pesa cerca de 360 gramas, e mede aproximadamente 27 centímetros no total. A partir desta semana a medição passa a ser feita do alto da cabeça até o calcanhar. Está bem comprido, do tamanho de uma cenoura! 
As sobrancelhas e pálpebras estão prontas, e as pontas dos dedos já têm unhas. 
Pode parecer inacreditável, mas seu bebê já é capaz de ouvir sua fala. Por isso você pode conversar com ele sem medo de se sentir boba. Vale até cantar e ler histórias. 
Estudos mostram que recém-nascidos sugam com mais vigor ao escutar a leitura de um livro que tenha sido lido pela mãe durante a gravidez. Se você quiser tentar, escolha um e comece a ler em voz alta. 
Mas pegue um livro de que você goste mesmo, porque é muito provável que você vá lê-lo inúmeras vezes depois que o bebê nascer, e há grandes chances de essa se tornar a história favorita do seu filho na hora de dormir, mesmo quando ele estiver maiorzinho. 
Está preocupada porque ainda não sentiu o bebê mexer? A sensação aparece tão de leve que às vezes você demora a perceber o que é. 
Para marinheiras de primeira viagem, os movimentos são sentidos mais tarde. Algumas grávidas chegam a confundir os movimentos fetais com gases, por não saber exatamente do que eles se tratam. Mulheres acima do peso também tendem a sentir o bebê um pouco mais tarde. 
A posição da placenta também pode fazer com que a mulher demore mais a perceber os movimentos.
"A anatomia da bacia feminina pode propiciar uma maior ou menor sensibilidade à movimentação, portanto não compare o quanto você sente o bebê mexer com outra grávida", afirma a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. "Corpo e sensibilidade variam muito de pessoa para pessoa." 
Tente fazer um teste caseiro para ver se consegue notar o bebê se mexendo. Deite-se de barriga para cima, coma alguma coisa e fique bem parada, prestando atenção. Talvez a sensação finalmente apareça. 

0 comentários:

Postar um comentário