1 de jul. de 2013

Semana a semana

A vigésima nona semana...

Seu bebê está pesando cerca de 1,1 quilo, com 38 centímetros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um talo de aipo. 
Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais -- que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento. 
A cabeça do seu bebê está crescendo, e o cérebro se desenvolve bem depressa. Quase todos os bebês são capazes de reagir a sons na 30a semana de gestação. 
As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Você vai precisar de muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebê por dia), portanto prefira alimentos ricos nesses nutrientes. 
O esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo. 
A progesterona, hormônio que está em alta por causa da gravidez, relaxa os músculos do seu corpo. Por isso, a digestão acontece mais devagar, e você sofre com gases e queimação, principalmente depois de uma refeição mais pesada. 
E o fato de a barriga estar cada vez mais congestionada, com o bebê crescendo todo dia, não ajuda muito.
Para amenizar o mal-estar depois de comer, experimente essas dicas: 

•Observe seu corpo para ver quais alimentos fazem você se sentir mal. Frituras, chocolate, pimenta, frutas cítricas, alimentos muito massudos, refrigerantes e café são possíveis candidatos.


•Procure fazer refeições menores e mais frequentes. A presença de comida na sua barriga ameniza a queimação.

•Coma devagar e mastigue bem.

•Evite se deitar depois de comer.

•Fique por pelo menos uma hora numa posição mais ereta.

0 comentários:

Postar um comentário