16 de jun de 2013

Semana a semana

Décima sexta semana (quatro meses)

Seu bebê está mais ou menos do tamanho de uma pera grande (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas).
Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros. 
Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa, mas não se preocupe -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar. 
O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões. 
Você deve ter engordado até agora algo entre 2,5 e 5 quilos. O crescimento do útero pode provocar pontadas devido à expansão do abdome. Essa dor geralmente é temporária, mas saiba que o aumento do útero sobrecarregará suas costas. 
É importante cuidar da postura para proteger a coluna e evitar a pressão e dores. 
As mudanças no corpo muitas vezes provocam outro incômodo bastante comum entre as grávidas: hemorroidas. Uma alimentação rica em grãos integrais pode ajudar você a evitá-las. 
Falando nisso, você deve ter notado que seu cocô está bem mais escuro e que a prisão de ventre piorou. É culpa do suplemento de ferro. Se a situação estiver muito ruim, converse com o obstetra. 

0 comentários:

Postar um comentário