23 de jun. de 2013

Semana a semana

Vigésima semana...

Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Ele está mais ou menos do tamanho de uma banana. 
Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal, pois "escorrega". O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso. 
Você reparou que a pele embaixo dos seus seios e entre eles está meio vermelha e irritada? É que, na gravidez, partes do corpo que antes não se encostavam passam a entrar em contato, resultando no atrito da pele. 
Isso acontece principalmente embaixo dos seios e na parte interna das coxas, e em especial quando está muito calor. A umidade e a irritação criam o ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos, e aí aparece a micose. 
Mantenha a área afetada o mais seca possível, e use talco para absorver a umidade. Use roupas frescas e sutiãs de algodão. No caso das pernas, evite meias-calças e calças muito justas. 
Se a irritação na parte interna da coxa ou na virilha for muito grande, fale com o médico, pois a pele pode estar infectada pela cândida, um fungo que pode passar para o bebê na hora do parto normal. Para reduzir o atrito, você pode até usar uma bermuda de algodão por baixo de saias e vestidos, assim uma coxa não fica suada e roçando na outra. 

0 comentários:

Postar um comentário