24 de jun. de 2013

Semana a semana

Vigésima segunda semana...

Seu bebê é agora uma versão mais magrinha de um recém-nascido. Ele pesa cerca de 430 gramas, e mede um pouco mais que 27 centímetros no total. 
O corpo do bebê tem as proporções certas, mas ele ainda vai ter de engordar bastante. Enquanto isso não acontece, a pele fica enrugada. Os lábios e os olhos estão formados, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha pigmentos. O pâncreas, essencial para a produção de hormônios, continua se desenvolvendo. 
Os primeiros sinais dos dentes já aparecem, debaixo da gengiva. O tempo passa rápido e, quando você se der conta, seu bebê já terá seu primeiro dente. 
Agora que seu corpo está se adaptando às drásticas mudanças físicas e hormonais por que passou, você deve conseguir dormir melhor -- isto é, tirando alguns detalhes como as cãibras, os sonhos esquisitos e a congestão nasal. 
Como a vida às vezes é muito irônica, nessa fase também aumenta seu nível de energia, por isso você não vai se sentir tão precisada do sono quanto no primeiro trimestre. 
A barriga começou a crescer, abrindo espaço para o bebê, que parou de pressionar tanto a bexiga. Por isso você não precisa mais sair da cama a toda hora para ir fazer xixi. 
Não esqueça, porém, que seu sono, por melhor que esteja, não é o mesmo de quando você não estava grávida, e ainda pode ser atrapalhado pelos roncos, pela congestão nasal, pelas cãibras e pelos sonhos super-realistas. Por isso, se seu corpo pedir um cochilo, faça o máximo para descansar. 

0 comentários:

Postar um comentário