25 de jun. de 2013

Semana a semana

A vigésima terceira semana

Seu bebê está pesando um pouco mais de meio quilo, com 29 centímetros de comprimento. Ele está do tamanho de uma manga. 
A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, os seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero. 
Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero. 
Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo para se preparar para respirar. Ele continua engolindo líquido, mas normalmente só vai fazer cocô pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer. 
Pode ser que sua gengiva sangre um pouco ao escovar os dentes -- uma reclamação comum das grávidas (assim como sangramento no nariz). Os hormônios da gravidez podem provocar inchaço e inflamação das gengivas (gengivite), o que leva ao sangramento. 
O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza. Se você não tiver esses cuidados, a gengivite pode piorar e virar uma periodontite, uma doença mais séria que atinge o osso e outros tecidos que sustentam a gengiva. 
Procure se programar para ir ao dentista agora, já que depois que o bebê nascer vai ficar bem mais complicado arrumar um tempinho! 

0 comentários:

Postar um comentário