6 de jul. de 2013

Semana a semana

A trigésima terceira semana...

Seu bebê chegou ao marco de 2 quilos, e mede por volta de 44 centímetros. É como se você estivesse carregando um abacaxi na barriga: o abacaxi mais lindo do mundo, é claro! 
Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo. 
Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal. 
A cabeça do bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado. 
Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem). 
Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto. 
Quando você se levanta, de manhã, suas mãos doem? Você sente os dedos formigando à noite? São problemas comuns nesta fase da gravidez. Os tecidos do pulso incham e pressionam os nervos, o que causa a dor chata nas mãos. 
Outro sintoma inesperado da gravidez é a coceira. Existe até a lenda de que coçar a barriga dá estria. A coceira generalizada é muito desagradável, mas é normal. Converse com o médico para ver o que pode fazer para aliviá-la. 
Se você estiver com uma coceira muito forte, principalmente nos pés e nas mãos, procure o médico, porque pode ser sinal de um problema mais sério, a colestase obstétrica. 

0 comentários:

Postar um comentário