6 de jul. de 2013

Semana a semana

A trigésima quarta semana...

Seu bebê está pesando 2,2 quilos, mais ou menos, e já passa dos 45 centímetros de comprimento. 
Se você ainda não tomou coragem para conversar com seu bebê, este é um bom momento para começar. A esta altura, a audição do bebê está completamente desenvolvida. 
Não precisa se sentir ridícula se de repente perceber que está falando com vozinha de criança. Existem provas científicas de que os recém-nascidos prestam mais atenção a sons agudos. 
O parto prematuro é sempre uma possibilidade preocupante, mas é tranquilizador saber que mais de 90 por cento dos bebês que nascem na 35a semana de gestação são capazes de sobreviver -- e a grande maioria sem grandes problemas de saúde. O sistema nervoso central do seu bebê ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos. 
Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento ou dor no quadril. É a pressão do peso do bebê sobre os nervos. Técnicas de relaxamento ou uma massagem podem ajudar, mas, se o incômodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico. 
Você anda tendo quedas de pressão e sensação de desmaio e tontura? É um sintoma desagradável, mas normal nesta fase. Os motivos podem ser vários. O calor é o mais frequente. Levantar-se muito rápido e ficar muito tempo sem comer são outros fatores que causam esse mal-estar.
Às vezes a grávida se sente mal quando está deitada de barriga para cima. O peso do bebê pressiona as veias e faz o coração mudar de ritmo. É só mudar de posição para se sentir melhor. É por isso que muitas vezes os médicos recomendam às grávidas dormir de lado. 
É capaz que você esteja sentindo o cansaço bater. É compreensível, com todas as mudanças por que seu corpo tem passado. Procure fazer as coisas com calma para guardar energia. Não se estresse se o quarto não estiver pronto, ou as lembrancinhas providenciadas. 
No final, tudo dá certo. Algumas roupinhas e o seu leite materno bastam para o bebê nos primeiros dias. O resto é detalhe. 

0 comentários:

Postar um comentário