14 de out. de 2012

Saiba como evitar manchas na pele na gravidez


4 cuidados com a pele na gravidez, para evitar manchinhas típicas nesta fase.


80% das grávidas sofrem com alterações pigmentares que provocam, principalmente, manchas na pele. Isso acontece por causa das mudanças hormonais comuns dessa fase. “Em geral, as manchas aparecem durante o primeiro trimestre da gestação, acentuando-se nos últimos meses, quando os níveis hormonais estão mais elevados”, explica a dermatologista Carolina Marçon. Mas, como cuidar corretamente da pele durante esse período? Anote as dicas da profissional:
1) Evite o sol
Além de alguns pontos da pele do rosto, abdômen, aréolas das mamas e cicatrizes também podem escurecer. A regrinha de ouro é evitar a exposição ao sol, para não piorar o problema. “Na gravidez, as células do corpo da mulher produzem muito mais melanina, devido ao aumento de hormônios como o estrogênio, o que causa o escurecimento da cútis. Além disso, regiões de atrito, como axilas e parte interna das coxas, podem ficar mais escuras”, explica a médica.
2) Hidrate e proteja a pele
Sabe aquela linha vertical mais escura que aparece na barriga durante a gravidez? Ela recebe o nome de linha nigra e tende a clarear lentamente após o parto, conforme as alterações hormonais forem regredindo. O uso de um bom hidratante ajuda a pele nessa recuperação.
E não custa reforçar: já que as manchas são comuns, nada de ficar sem protetor solar (use, no mínimo, o fator 30), especialmente no rosto e pescoço. Proteger o rosto e os ombros com chapéu e blusas leves com manga pode fazer a diferença, especialmente se você tem a cútis clarinha.
3) Use os ativos certos
Nada de aplicar qualquer produto clareador ou que prometa prevenir manchas. “Durante a gravidez, os ativos mais indicados, que não comprometem a saúde da mamãe e do bebê, são os ácidos azelaico e glicólico”, alerta Carolina. Por isso, preste atenção nos rótulos dos itens de beleza e, em caso de dúvida, procure seu médico ou um dermatologista, antes de aplicar cremes ou pomadas.
4) Consuma substâncias antioxidantes
Cuidar da alimentação é essencial para manter a boa forma durante a gravidez e ajuda também a ter uma pele bonita.Alimentos ricos em antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento, protegem a cútis e te deixam com mais vida. Cenoura e mamão, fontes de betacaroteno, e frutas cítricas, que contêm vitamina C, são considerados aliados quando o assunto é a proteção da pele.

0 comentários:

Postar um comentário