30 de out. de 2012

CUIDADO COM AS MAMAS SÃO ESSENCIAIS PARA A AMAMENTAÇÃO!

As mamas são as primeiras a sofrer alterações durante a gestação. Crescem, ficam mais pesadas e suas veias dilatam para que possam se preparar para a produção de leite. No entanto, alguns desses efeitos podem ser evitados com alguns cuidados simples.

Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, manter a higiene, usar o sutiã correto, evitar exposição solar e fazer uso diário de hidratantes são ações que ajudam a manter a pele dos seios saudável. Confira as dicas do especialista:

1- Quando a gestante deve iniciar os cuidados com as mamas?
É importante hidratar a pele antes mesmo de engravidar. A hidratação ajuda na regeneração celular e no combate ao envelhecimento. Cremes e óleos à base macadâmia ou manteiga de karitê, devem ser aplicados duas vezes ao dia. Evite passar loções nas aréolas e nos mamilos.

2-  O sol pode beneficiar a saúde das mamas?

Sim. O contato solar ajuda a prevenir rachaduras nos mamilos e ativa a vitamina D no organismo. A gestante pode pegar sol entre as 10h da manhã e depois das 15h, mas sempre com o uso do filtro solar. O ideal é tomar sol 15 minutos por dia.

3-  Alimentação interfere nos seios? 

A gestante deve aderir a uma dieta balanceada em alimentos ricos em licopeno como o tomate, biotina encontrada em grãos, ovos, carne vermelha e vitamina C. O consumo desses alimentos ajuda a manter a pele mais firme.

4- O silicone pode interferir na amamentação?
Os implantes de silicone não impedem ou interferem no aleitamento. Porém, a mãe pode necessitar de ajuda nos primeiros dias após o parto devido a alguma dificuldade de produção de leite. Neste caso, deverá dar de mamar de forma frequente, sem restrições.

0 comentários:

Postar um comentário