21 de jan. de 2013

A escolha do pediatra antes do parto


Ainda durante a gravidez, você deve escolher o pediatra que irá acompanhar o seu filho. Essa escolha deve se basear na consulta à lista do plano de saúde, na indicação do obstetra, de outros médicos, de outros pais e amigos. É muito importante que os pais se sintam a vontade com o médico escolhido e estabeleçam um vínculo com o profissional. O pediatra deve transmitir confiança, tranquilizando-os e diminuindo a sua ansiedade quanto aos cuidados com a criança.

Você sabia que podemos marcar uma consulta antes do parto? É muito usual e uma oportunidade para conhecer o médico e esclarecer algumas dúvidas. Alguns planos cobrem essa consulta, chamada de pré-natal.

Durante a conversa ,vale avaliar alguns pontos (lembre-se que estou compartilhando a minha experiência, cada um deve avaliar de acordo com a sua realidade, vivência, expectativa): 

:: Localização do consultório e aparência (é adequada a suas expectativas?)

:: Preço da consulta (é adequado ao seu orçamento doméstico?) ou se o profissional é afiliado ao plano de saúde

:: Empatia (tem que acontecer na primeira consulta)

:: Os dias e horários de atendimento são convenientes?

:: Qual o tempo médio de consulta? (Geralmente a primeira consulta é mais demorada que as demais, mas é importante o pediatra sempre demonstrar interesse pela criança, não só no aspecto clínico

:: O pediatra fornece o número de telefone celular e de outros locais que atende? (Questione se as consultas são cobradas)

:: Em caso de emergência e se ele não for localizado, o que você deve fazer? Avalie também a rapidez no retorno, que é importantíssimo em situações de emergência

:: Peça ao pediatra uma opinião sobre o que você está planejando em relação a amamentação, alimentação, cuidados, escola/creche, retorno ao trabalho...

É importante saber que não é obrigatório que o pediatra selecionado atenda o bebê já na sala do parto, ele poderá vê-lo na consulta do 5° dia. Muitas maternidades contam com os profissionais especializados em neonatologia para cuidar da criança do nascimento até a alta hospitalar.

É fundamental sair satisfeito e seguro do primeiro encontro, seja antes ou pós parto.

0 comentários:

Postar um comentário