27 de dez. de 2012

ALIMENTOS PARA ALIVIAR AS DORES NA GESTAÇÃO.


Inchaço nos pés, azia, enjoos e câimbras são sintomas frequentes na gestação, afinal, o corpo está em constante mudança. Esses desconfortos são causados pelo aumento da produção de hormônios e dependem também da sensibilidade de cada mulher.

Náuseas e vômitos, por exemplo, costumam aparecer na fase inicial da gravidez e podem durar até a 12ª semana de gestação. Até o nascimento do bebê as mamães podem sofrer outros incômodos como tonturas, cansaço ou prisão de ventre. Para amenizar esses sintomas o ideal é manter alimentação equilibrada em vitaminas, proteínas e minerais. 

De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann, o cardápio da futura mamãe precisa ser bem variado no quesito nutriente. “O ideal é se alimentar de maneira saudável e sem excessos. É importante consumir cereais, frutas, carnes, laticínios, produtos integrais, mas todos ingeridos na quantidade certa”, explica.

Alimentos do bem
Liliane revela quais são os alimentos que podem interferir no organismo e amenizar esses problemas. Mamães, anotem na agenda e não se esqueçam de consumi-los:

Espinafre, rúcula, frutas cítricas e grãos integrais: Amenizam os enjoos;
Banana nanica: Reduz câimbras;
Abacaxi: Alivia ânsia e vômitos;
Fibra (mamão, ameixa, farelo de aveia e farinha de linhaça): Diminui a prisão de ventre.
Carboidratos (batata, arroz, pães e massas): Evitam a fadiga.
Ferro (feijão, fígado, legumes e verduras): Ajuda a formar as células sanguíneas do feto. 
Cálcio e fósforo (leite e derivados, gema de ovo, cereais integrais e carnes magras): Inibem malformação óssea, gengivite e câimbras.

Dicas da especialista
1 - Prefira carboidratos integrais 
2 - Consuma três a cinco frutas no dia. Uma em cada refeição;
3 - Prepare e cozinhe os alimentos de forma simples, sem muitos condimentos ou sal;
4 - Beba bastante água;
5 - Lave bem os alimentos antes de comer.

0 comentários:

Postar um comentário