26 de set. de 2012

Dificuldades para engravidar?



Ao decidirem por ter um filho, muitos casais passam por momentos de ansiedade, e se a gravidez demora, surgem dúvidas se um dos dois tem ou não problemas para engravidar. Nestas horas, o que vale é manter a calma, antes de iniciar a busca por tratamentos. A infertilidade pode ser apenas temporária e o casal deve buscar ajuda médica pelo menos após um ano de tentativas fracassadas.

Parar de fumar e evitar o álcool são duas dicas primordiais neste período. Isso porque o cigarro pode afetar a produção de hormônios na mulher e fazer com que os espermatozoides tenham menor potencial de fertilização nos homens.

O álcool, por sua vez, interfere no funcionamento do ovário e, nos homens, pode afetar a produção de “bons” espermatozoides, sem falar no desempenho sexual que pode diminuir.
Mas além de se preocupar com a saúde, a dica é para que o casal invista em um relacionamento zen. A experiência de médicos em consultórios mostra sim que estresse e ansiedade alteram a fertilidade.

Você mesmo pode verificar isso por aí: quem é que não conhece pelo menos um casal que após terem um filho, seja através de métodos reprodutivos assistidos ou inseminação, ou mesmo após adotarem, ao viverem este momento pleno, acabam por engravidar naturalmente?
Sim, é comum pois já não estavam mais preocupados com o assunto e enfim, baixaram a guarda. Resultado: gravidez espontânea. Por isso, invista no romance com seu(a) parceiro(a), expresse seus sentimentos e, se necessário, busque ajuda profissional, pois – geralmente – a solução destes problemas podem ser mais simples do que imaginamos.

A quarta dica é procurar um especialista, pois uma simples indicação sobre qual a melhor maneira de proceder nos dias férteis já é ajuda o suficiente eliminar os problemas para engravidar. E a última dica: o casal não deve se esquecer de que é preciso entender tanto as carências quanto às exigências e limitações do corpo.


1 comentários:

Priscilla Castro disse...

Adorei essa matéria!

Postar um comentário