23 de nov. de 2012

Da alegria à depressão em minutos.


Uma das caractéristicas da gravidez é a alteração de humor. Entenda por que isso acontece e como encarar a situação.



A gravidez provoca mudanças físicas e emocionais na mulher. Umas podem ficar radiantes com a gestação, numa felicidade sem igual. Outras podem se tornar mais sensíveis. Qualquer coisa é motivo de choro. E há aquelas que ficam muito impacientes, nervosas e se irritam facilmente com qualquer coisa.
O doutor Pedro Awada, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Brasil, conta que a gravidez é uma verdadeira explosão hormonal, especialmente do meio para o final da gestação. Para lidar com a situação, o médico aconselha o marido e a família a darem bastante carinho e apoio para as mamães.

Uma hora a gestante está super bem e no minuto seguinte fica de mau humor. depois, chora,muitas vez sem saber por quê. A que se devem tantas alterações de humor na gravidez?
Na gravidez ocorre uma explosão hormonal que afeta por todo a gestante. O  humor fica bem lábil,fazendo que ela vá da alegria para a tristeza num piscar de olhos.
 
Em que fase da gravidez isso prevalece mais?
Varia muito de paciente, mas é mais comum nos segundo e terceiro trimestres. Depende também se ela tinha no passado fatores psicológicos alterados, como depressão.
 
A mulher que sofre alterações de humor na gestação poderá ter depressão pós-parto?
Toda a gestante está predisposta a depressão pós-parto. Devemos nos preocupar mais com as gestantes que já tiveram depressão ou que tenham  seu humor muito alterado durante a gestação.

É possível administrar essa explosão de sentimentos?
O apoio da família é fundamental, assim como um ambiente de trabalho saudável… Medicamentos só em casos graves.
 
Como o marido e a família podem lidar com a gestante nesta fase para tentar ajudá-la?
A família deve poupar a gestante de aborrecimentos e compreender suas necessidades e dificuldades com as transformações corporais dando um suporte e evitando criticas.

1 comentários:

Unknown disse...

Oi, gostei muito desse blog , bastante interessante e muito informativo ,não conhecia e nem a loja , roupas de qualidades e preços bem acessíveis ,
conheci através do blog da Zete que está em parceria com um sorteio. Abraços e sucessos

Postar um comentário