15 de ago. de 2012

Quais as minhas chances de engravidar com e sem tratamento?




Um casal saudável, sem nenhum problema de ferilidade, tem em torno de 20% a 22% de chances ao mês de ter sucesso nas suas tentativas. Se a mulher estiver com até 35 anos de idade, as chances de gravidez com três meses de tentativa são de 57%, após seis meses de tentativa são de 72% e após um ano de tentativas as chances de sucesso são de 85%.
Por isso os médicos, estando o casal saudável, pedem exames mais investigativos após pelo menos um ano de tentativas.
Se a mulher tem mais de 35 anos esse período de tentativas deve ser menor, visto que a saúde fértil da mulher começa a cair, passando para 6 meses.
As chances mensais em cada faixa etária da mulher são:
Faixa até 20 anos: 25%
Faixa entre 21 e 30 anos: 20%
Faixa entre 31 e 35 anos: 15%
Faixa entre 36 e 39 anos: 10%
Faixa entre 40 e 44 anos: 5%
45 anos ou mais: abaixo de 3%
Após esse período é importante que o casal procure orientação médica, de preferência especializada, principalmente se a idade da mulher estivar acima de 35 anos.
Com os tratamentos de fertilidade, como indução de ovulação/coito programado as chances sobem apra 30 a 35% de chances ao mês.
As chances com uma Inseminação Artificial giram em torno de de 30%, com uma tentativa a taxa média é de 10 a 18%, com até 3 a 5 tentativas pode chegar a 50%.
O sucesso da FIV(Fertilização em Vitro) vai depender da qualidade dos óvulos, dos espermatozóides e do ambiente do útero no momento da implantação. As probabilidades de gravidez variam entre 20 e 35% em mulheres de até 35 anos. A partir dos 40 anos, quando os óvulos já perderam parte da vitalidade, a taxa de gravidez cai para 15%. Com a FIV a incidência de gestação multipla é de 15% maior que no processo natural, já que, em busca de sucesso, implanta-se o máximo de embriões permitidos em cada tentativa. No entanto, a incidência de trigêmios não chega a assustar: por volta de 1%.
Na ICSI (Inejção Intracitoplasmática do Espermatozóide) as chances são de 25 a 30% por tentativa.

Complementando, a partir de uma dúvida que recebi, por que as chances são tão baixas?
São N fatores pra que uma gestação aconteca, todos os hormônios devem estar regulados nos momentos certos, é preciso ovular regularmente, sendo q isso significa de 8 a 10x ao ano, ou seja, a mulher não ovula todos os meses, o muco deve não deve estar hostil para receber os espzs., o endométrio precisa estar na espessura ideal, as trompas precisam estar desobstruídas, móveis e funcionais, os espzs tem q conseguir chegar até as trompas e/ou estarem lá no momento em que o óvulo está nas trompas, e o óvulo dura em torno de 6 a 12hs, o espzs. precisam conseguir penetrar o óvulo, o óvulo fecundado tem q conseguir chegar ao útero e se fixar, ...

Veja como é que a fecundação ocorre http://anunes.e-familyblog.com/note/3430

Blog Da Fertilidade à Maternidade
Fontes de pesquisa: Pró-criar, IPGO, Semion

0 comentários:

Postar um comentário