1 de ago. de 2012

Brasil realiza primeiro transplante de ovário.

Primeiro transplante de ovário da América Latina é realizado no Paraná


Técnica, que já foi aplicada em outros países, é criação de médico brasileiro. 

O primeiro transplante de ovário da América Latina foi realizado no último sábado (29) em Maringá, no Paraná. Vítima de uma menopausa precoce há dez anos, a turismóloga Mariana Gerep de Morais, 29 anos, recebeu parte do tecido ovariano da irmã gêmea, a nutricionista Elisa Gerep de Morais. Mariana teve falência ovariana no final da adolescência e por causa disso perdera a capacidade de se reproduzir naturalmente.

O responsável pela cirurgia foi Carlos Gilberto Almodin, cirurgião e pesquisador em reprodução assistida da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele é também o criador do método, que foi realizado pela primeira vez na Bélgica, em 2005. Desde então, 12 mulheres norte-americanas e uma francesa também passaram por uma cirurgia semelhante. Todas baseadas na pesquisa do médico brasileiro e com sucesso: após o procedimento, elas engravidaram naturalmente.
A tecnologia para transplante de ovário foi apresentada em 1999 e ganhou diversos prêmios científicos na área de reprodução assistida. Apesar do sucesso nas aplicações no exterior, o primeiro transplante do tipo só foi realizado agora no Brasil porque, segundo Almodin, ele e sua equipe não haviam sido procurados por nenhuma paciente brasileira até então.

0 comentários:

Postar um comentário