16 de jun. de 2012

Seios bonitos na gravidez e no pós-parto

A gestação é uma fase de intensa mudança no corpo da mulher. E os seios continuam passando por alterações após o parto, durante o período de amamentação. Saiba como cuidar dessa parte do corpo com todo o cuidado que ela merece.


Mesmo antes de o teste dar positivo, é possível que você tenha percebido alguma alteração no seu corpo. Provavelmente, nos seios. Isso não é regra, mas muitas mulheres começam a desconfiar da gravidez por sentirem as mamas inchadas e doloridas. A partir daí, se você quiser mantê-las  firmes, fortes, bonitas e livres de estrias, só tem um jeito: iniciar alguns cuidados de beleza o quanto antes.
 
Os produtos indicados para essa fase são hidratantes específicos para a área dos seios, que foram desenvolvidos especialmente para a gestante e, portanto, são livres de ácidos capazes de interferir tanto na gestação quanto na amamentação. A função dessas fórmulas é  hidratar a pele. “Elas são eficazes, especialmente os dermocosméticos, cujos princípios ativos têm ação comprovada cientificamente. No entanto, é importante que a gestante seja orientada por um dermatologista, que saberá indicar os produtos certos, as restrições de substâncias e o modo de usar”, recomenda o dermatologista Ricardo Limongi Fernandes, do Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz, em São Paulo.
 
Hidratar a pele é fundamental para evitar estrias, mas é importante saber que cremes não fazem milagres. Afinal, nessa hora entra em jogo a genética de cada mulher e a oscilação de peso durante a gravidez. “Sempre recomendo o tratamento preventivo. Se a mulher não usar o hidratante e apresentar estrias, irá se arrepender. Caso as estrias apareçam apesar do cuidado, seguramente serão em menor quantidade”, afirma o cirurgião plástico Pablo Rassi Florêncio, de São Paulo.
 
Não dê moleza para ação da gravidade
Durante a gestação, as mamas ficam mais sensíveis, doloridas, volumosas e, eventualmente, secretantes. O sutiã deve se adequar a essa nova situação, proporcionando sustentação e priorizando o conforto.
 
Para quem tem seios fartos, o chamado sutiã de sustentação é recomendado. Com alças e laterais mais largas, suporta melhor o peso e o distribui nos ombros. “O sutiã não deve ser muito apertado e nem conter arame, porque machuca o seio. Por outro lado, aqueles que deixam as mamas muito soltas facilitam a flacidez posterioriormente”, pondera o ginecologista e obstetra José Carlos Sadalla, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
 
Para as lactantes, o uso de sutiã próprio para amamentação é fundamental. A principal vantagem é que a mamãe não precisa retirar a peça completamente para dar de mamar. O uso de absorventes para mamas pode ser necessário, especialmente no pós-parto, quando a secreção de colostro costuma ser mais frequente.
 
A obstetra Helena Junqueira, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo dá um aviso importante para evitar um erro comum: as mulheres têm o hábito de comprar o sutiã de amamentação antes de o bebê nascer, porém, de 3 a 5 dias após o parto, a mama dobra de volume. Para acertar no tamanho, ela orienta que se compre um número acima.
 
Após o período de lactação, você pode voltar a usar os sutiãs de antigamente, mas se ainda estiver com as mamas aumentadas ou amamentando esporadicamente, aposte nos tops ou sutiãs que tenham uma estrutura um pouco maior, que possam sustentar adequadamente o seio e evitar a flacidez.
 
Cuidados na amamentação
Durante a gestação, abuse do hidratante nos seios para prevenir as estrias, mas nem pense em lambuzar o mamilo. Essa área é a única que não deve ficar macia e, sim, áspera. Pode soar estranho, mas isso previne machucados durante a fase de amamentação. Procure esfregar o mamilo com uma bucha vegetal, durante o banho. Sempre com delicadeza.  
 
Para evitar rachaduras no período de aleitamento, passe pomada de lanolina no mamilo, entre uma mamada e outra. Mas se preferir algo mais natural, a polpa do mamão também faz a vez de cicatrizante, garante a Helena. Além disso, tomar sol nos seios ajuda na cicatrização da pele desta região. “A estratégia é válida para diminuir a sensibilidade local, tornando a amamentação menos dolorosa”, enfatiza a obstetra.
 
Uma boa pega do bebê também é essencial não só para o sucesso da amamentação como para a preservação dos seios. A boca do pequeno deve englobar toda a papila. Caso contrário, as fissuras e machucados serão certos. A retirada do bebê após a mamada exige cautela. “Sugiro que a mãe introduza o dedo mindinho, suavemente, na boca do bebê para retirar o vácuo e, assim, evitar o trauma do final da mamada. Vale lembrar que ela não deve se esquecer de lavar as mãos antes”, ensina Sadalla.
 
Os protetores específicos são úteis para manter a roupa da mamãe seca. Deve-se dar preferência aos descartáveis, mas se você se adaptou melhor aos permanentes, lembre-se de mantê-los limpos. No caso das conchas, não se deve utilizar o leite que fica armazenado nelas. “Esse leite é contaminado por bactérias e deve ser desprezado”, alerta Sadalla.
 
A higienização das mamas deve ser realizada com água e produtos neutros de limpeza. Nem cogite apelar para o álcool. Evite, também, banhos quentes e demorados.
 
Ajuda extra
Quer prevenir a flacidez e as estrias gravídicas? Então, trate de controlar o peso e fazer atividades físicas regulares e adequadas a cada fase gestacional. “Mesmo quem está sedentária deve mexer o corpo. Nesse caso, a adesão à atividade deve ocorrer após o primeiro trimestre de gestação. Gosto muito de indicar natação ou hidroginástica, mas outras modalidades são muito bem-vindas”, afirma Helena.
 
Massagens ou tratamentos estéticos não costumam ser prescritos durante a gestação e lactação, mas, após este período, eles podem ser bons aliados das mamas. “Alguns fisioterapeutas executam manobras (massagens) que ajudam a tonificar tanto o colágeno da pele quanto as fibras estruturais da glândula mamária, porém, não existem muitos trabalhos científicos que discutam o assunto. Não tenho o hábito de prescrever drenagem nem tratamentos para flacidez e estrias nessa fase, mas, após a amamentação, essas técnicas podem promover uma melhoria estética”, afirma o cirurgião plástico Pablo Rassi.
 
Fonte: bebe.abril.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

adoreei as dicas!
Obrigada!!

Cris disse...

Ótimas dicas!!!!!

Edvanda Crochê disse...

Tenho 3 filhos e adoreiiiiii amamenta-los. Que saudades!

Postar um comentário