7 de jun. de 2012

Entenda a importância do Teste do Pezinho



A identificação precoce de qualquer anomalia permite que o tratamento adequado seja prontamente instituído, evitando assim que a criança sofra danos cerebrais irreversíveis. Esta é a função do teste do pezinho.

O teste do pezinho tem como objetivo diagnosticar precocemente duas doenças congênitas, ohipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria. Ambas são doenças que já estão presentes na criança a partir do nascimento, no entanto, a criança pode nascer com o aspecto normal.

O diagnóstico destas doenças, realizado através de testes de laboratórios, deve ser feito antes que os sintomas se manifestem no recém-nascido. Por isso, os pais devem ficar atentos para o período adequado para a realização do teste que deve ser feito nas crianças de 2 dias até 3 meses de vida.

Como doença genética de caráter autossômico, a fenilcetonúria é recessiva. Isto significa que os pais da criança não apresentam a doença, mas são portadores do gene defeituoso. Esta doença é causada pela deficiência de uma enzima hepática (fenilamina –hidroxilase) que faz com que uma substância chamada fenilalamina se acumule no sangue. A fenilalamina é um aminoácido presente em vários alimentos, como exemplo no leite, e seu acúmulo resultam em uma deficiência mental progressiva.

O hipotireodismo congênito é causado por uma deficiência do hormônio tireoidiano T4 . Sem tratamento, os bebês afetados podem morrer de obstrução respiratória ou de outras complicações com as infecções intercorrentes. Os bebês que sobrevivem tornam-se anões com deficiência mental.

A coleta para o teste do pezinho é feita em papel de filtro através de punção (pequeno furo) no calcanhar. Logo após, esta amostra é encaminhada para o laboratório para análise. É necessário lembrar que a eficácia do exame está diretamente ligada ao fator idade. O período ideal para a realização deste teste é de dois dias até três meses de vida.

Procure a orientação de seu médico, assim ele poderá esclarecer qualquer dúvida e ratificar a importância deste teste para o seu bebê.

0 comentários:

Postar um comentário