25 de ago. de 2013

A Grávida tem que se exercitar

Grávida tem que exercitar

Exercício: bom para o bebê, ótimo para a gestante
A atividade física na gestação só traz ganhos tanto para mãe quanto para o bebê

Ninguém ousa discutir os benefícios da atividade física, mas quando a mulher engravida não faltam mães, tias e avós prontas para recomendar vivamente que a futura mamãe pegue bem leve ou que, no máximo, faça uma caminhadinha. Uma pena. As gestantes podem e devem tirar proveito dos efeitos positivos dos exercícios. Para elas mexer-se traz ainda um outro ganho: o risco de um parto prematuro cai pela metade.
Conduzido pelo professor de educação física Marlos Domingues na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, ele avaliou o perl de absolutamente todas as mulheres que deram à luz naquela cidade gaúcha em 2004 algo em torno de 4 mil mães. A proporção de partos antes do programado foi menor entre aquelas que se exercitaram durante toda a gestação e, principalmente, no terceiro trimestre, justamente o período em que as grávidas costumam reduzir o ritmo.
Enquanto alguns fatores de risco para a prematuridade vêm diminuindo caso do tabagismo , outros aumentam assustadoramente. Para se ter uma ideia  só na cidade de Pelotas, a incidência de hipertensão na gravidez pulou de 5,3% em 1982 para 23,9% em 2004 e a ocorrência de diabete gestacional aumentou dez vezes no mesmo período.
E esses fatores, junto com a obesidade, podem ser minimizados com a atividade física, lembra Marlos Domingues para justificar o achado. Ele e seus colegas, porém, se aprofundam muito mais na investigação. Por isso mesmo, mães e lhos continuam sendo avaliados de tempos em tempos de 2004 para cá.

3 comentários:

ROSE ENGHOLM disse...

Amei

Tami Fonseca Sousa disse...

Adorei o post,mais me falta tanta coragem para encarar uma academia.Bjinhus

Be Mammy-Roupas de Gestantes www.roupasdegestantes.com.br disse...

Tami Fonseca Sousa, obrigada pelo comentário.
Respoderemos seu comentário através de um post sobre o assunto.
Sempre que quiser, pode pedir por algum assunto específico.
Mais uma vez, obrigada.

Postar um comentário