Conheça os cuidados especiais que as gestantes devem ter para aproveitar com tranquilidade os dias de sol.
Todas as recomendações que você ouve do seu obstetra precisam ser levadas mais a sério a partir de agora, que os dias de calor começam. O consumo de água aumenta, os cuidados com a pele também – sem falar nos incômodos, como inchaço e pressão baixa, que as altas temperaturas podem causar. Confira nossas dicas para sobreviver aos dias de sol e curtir muito a sua gravidez.
Muito líquido
O ideal é que você consuma dois litros por dia. Nessa conta entram água, sucos, sopas e até alguns chás, como os de erva-doce e cidreira (os diuréticos ou com cafeína estão proibidos, OK?). Se você não tem o hábito de beber água, passe a levar uma garrafinha térmica na bolsa. Manter a hidratação ajuda a lidar com a sensação de calor excessivo e previne os temidos inchaços (quanto maior o consumo, menor a quantidade de água que o corpo vai reter) e também os casos de pressão baixa.
Protetor solar
Se ainda não é, o protetor vai ser seu mais novo melhor amigo. O uso diário é essencial para evitar o escurecimento das manchas que já existem ou o aparecimento de novas – cerca de 70% das grávidas vão apresentar esse problema –, em especial no rosto (o melasma). Use o fator de proteção 30, no mínimo, três vezes ao dia, esteja você no trabalho ou na piscina. Se for tomar sol, prefira o horário até as 10 horas ou depois das 15, e não dispense óculos escuros, chapéus ou bonés – nem descuide do barrigão.
Tratamentos que relaxam
Faça máscara com pó de argila, encontrado em farmácias de produtos naturais (basta adicionar um pouco de água para fazer a pasta). Passe no corpo todo e espere 20 minutos. Além de melhorar o inchaço, relaxa e hidrata a pele. Outra opção é bater quatro folhas de alface com 100 ml de água. Passe esse creme aquoso no rosto e deixe agir por 15 minutos.
Atividade física
Se você está decidida a ser uma ex-sedentária, converse com seu médico. Ele pode liberar a prática de alguma atividade, em qualquer período da gravidez, desde que sua saúde e a do bebê estejam bem. Caminhadas e hidroginástica, como você imagina, são as recomendadas porque trabalham a musculatura sem oferecer risco de queda. Faça duas ou três vezes na semana, por cerca de meia hora, quando a temperatura estiver agradável. Quem já praticava exercícios deve reduzir o ritmo de treinamento no verão. Quando você se exercita, os músculos ajudam a bombear o sangue dos membros inferiores em direção ao coração, evitando o inchaço. Se sentir palpitação, dor abdominal ou vermelhidão no rosto, interrompa a prática e fale com seu obstetra.
Fontes: Ademir Júnior, dermatologista e tricologista, Antonio Tavares Carneiro Sobrinho, ginecologista e obstetra, professor adjunto do departamento de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Disgo Leite de Barros, fisiologista do Hospital do Coração (SP); Ediléia Bagatin, dermatologista, professora adjunta do departamento de dermatologia da Universidade Federal de São Paulo; Gilvania Bernardes dos Santos, esteticista e coordenadora do Kabanah Spa (SP); Maria Auxiliadora Bernardi, gineologista e obstetra, médica titular do departamento de mastologia do Hospital AC Camargo (SP) e coordenadora de mastologia do município de São Caetano do Sul (SP); e Maria Rita Bortolotto, responsável pelo setor de cardiopatia e gravidez e assistente da clínica obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; mariano tamura, do Hospital Albert Einstein (SP).
1 comentários:
Adorei! Bjs
Postar um comentário